Tuesday, October 24, 2006
Monday, October 23, 2006


Tudo é muito bonito, no entanto há determinadas situações que requerem um pouco mais de atenção por parte das entidades competentes. Em tempos li, algures num jornal, uma notícia forte que me fez doer o peito o titulo não podia ser para mim mais massacrante, “Cemitério Mouro Voltado ao Abandono”, na altura fiz questão de recortar a noticia do tal jornal e guarda-la, no

Caminho?! Esse é outro dos problemas que passam despercebidos pela mente dos nossos governantes, sim um caminho tantas vezes calcorreado por muitos mas a quem ninguém dá a mínima importância e que merece também uma intervenção e quem sabe uma placa de identificação. Afinal não foram só os mouros que andaram por estas paragens, os romanos também por aqui andaram e deixaram as suas marcas, um caminho que ligava Galafura a Covelinhas, muitos não admiram esse pedacinho de Roma que nos foi deixado, passam e não dão importância, o piso e a calçada ainda lá se encontra, triste e abandonada à espera que alguém lhe dê vida de novo.
Saturday, October 21, 2006

Linda aldeia... |
Friday, October 20, 2006

Adega é uma das mais antigasUma adega construída em 1575 com dois lagares de xisto foi recuperada em Galafura, Peso da Régua, e é hoje inaugurada, pelas 10 horas, numa cerimónia especial. Trata-se de um conjunto constituído por dois lagares e uma dorna, todos em xisto, considerados únicos na Região Demarcada do Douro, dada a sua volumetria. Tem, ainda,uma prensa de fuso centenária em madeira de castanho, que diz o seu proprietário, Coimbra de Matos, "ter mais de 300 anos".
O investimento ronda os 50 mil euros, embora o custo oficial apontasse para os 30 mil euros, valor que teve a comparticipação de mais de 16 mil euros do programa Leader. Coimbra de Matos, produtor-engarrafador do Douro, contou ao JN que "a Adega das Giestas Negras tem a particularidade de ser uma das adegas mais antigas em xisto do país. Tem, também, a particularidade de ter um lagar com uma capacidade de 12 pipas, quando o normal é de quatro a seis pipas e faz parte da Quinta dos Matos ou Costa e esta na posse da família dessa data". As peças foram recolhidas nas várias adegas da região pertencentes à família, nomeadamente em Galafura, Guiães, e na Lixa. A prensa é um dos ex-libris do conjunto memorial vinhateiro " Veio da adega do Muro. tem mais de 300 anos e um cumprimento de cerca de oito metros . O nome da adega - Giestas Negras - , diz respeito a um arbusto (giesta roxa) que acabou por desaparecer, embora tenha existido com abundância. " Estamos a tentar plantar, novamente na região, a giiesta roxa. Plantámos já duas dezenas , mas apenas duas vingaram". disse Coimbra de Matos.
Retratos, é aquilo que guardamos, pra mais tarde recordar.
Retratos de Galafura porquê? Porquê, este Nome para Um Blog, simplesmente pelo facto de tudo o que vivemos em Galafura é intenso, é algo que nunca se esqueçe, retrato porque são muitos e importantes os momentos lá passados em grupo. A união é sem dúvida a força que nos faz gritar e seguir em frente pela nossa Galafura.
Quermos que este Blog, transmita, aqueles momentos de tanta felicidade, de tantos sentimentos, queremos dar a conhecer um pouco de nós, um pouco da nossa Galafura.
Galafura, um retrato, que mos acalma a alma, que nos trás os melhor amigos. Galafura, a Terra Miradouro, de paisagens deslumbrantes, e orizontes vastos onde nos perdemos no tempo, Galafura é jardim, Galafura é o Retrato da nossa vida.