Wednesday, December 06, 2006


Arquivo: Edição de 29-07-2005

SECÇÃO: Notícia Importante

Monte de S. Leonardo
Douro Património Mundial


Conservação e manutenção ambiental e paisagística em risco
Muito se tem falado sobre o Douro Património Mundial e sobre a sua conservação a manutenção ambiental e paisagística.
No entanto existem entidades com responsabilidade neste âmbito que deveriam fazer um esforço no sentido de se preservar a paisagem da região e dos locais públicos frequentados por turistas e por qualquer cidadão que goste de usufruir do que a natureza lhe proporciona, mas por razões que se desconhecem (ou talvez não!!) fazem intervenções que são autênticos atentados à paisagem e ao meio envolvente só para mostrarem que intervieram no local.

As imagens aqui apresentadas referem-se ao Monte de S. Leonardo, localizado na freguesia de Galafura, concelho do Peso da Régua, inserido na Região do Douro com características morfológicas, geológicas e paisagísticas ímpares, onde “alguém” se lembrou de introduzir melhorias que nada têm a ver com a região em geral e muito menos com as características do monte, refiro-me à colocação de mesas e aos mecos de granito branco, não é que não concorde com a colocação das mesas, mas penso que existem outros tipos de materiais adequados àquele local, nomeadamente madeira.
Já em tempos, quando se procedeu à electrificação da capela do monte houve a preocupação e obrigação de utilizar postes de madeira em vez dos postos de cimentos para não desfigurar o monte. Actualmente essa preocupação foi esquecida e deitada para trás das costas procedendo-se à colocação dos artefactos de granito, já referidos sem qualquer pedido de opinião à população.
Esta comunicação não pretende ser mais do que uma chamada de atenção para as tropelias que se cometem contra o “Meio Ambiente” que têm como objectivo único mostrar obra feita sem qualquer tipo de preocupação com o enquadramento ambiental e paisagístico.
Para terminar, se tiverem oportunidade façam uma visita ao monte de S. Leonardo e verifiquem no local estas informações e formulem as vossas opiniões.

(Retirado: Noticias do Douro)

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

olà pessoal!Galafura...tanta coisa a dizer e a ver! terra muito linda com gente tao simpàtica...amigos espataculares...que nunca se esquecem dos que estao longe!o mês de agosto passa a voar! parabéns amigos! Isto é sò para verem que eu também não me esqueço de vocês todos! Adorovo-vos.bjs!

Mon Jan 15, 12:48:00 AM  
Blogger aDesenhar said...

olá Andreia

Já conhecia este manifesto e concordo em parte.

são duas ou três mesas e mecos de granito branco como separador.
O granito como sabes , com o tempo e as condições climatéricas do local, vão ter um aspecto mais próximo das mesas existentes.
posso entretanto informar-te que já foi feito um novo projecto de requalificação do miradouro.
posso também desde já adiantar, que estão previstas mesas com madeira, desde que não haja alterações de última hora ou os políticos resolvam
"politicar" como é habitual, basta olhar mais atento à envolvente para entenderes o que estou a dizer.

O miradouro de S. Leonardo merece o melhor e acredita que tudo está a ser feito para que isso aconteça.

:-)

Tue Jan 30, 04:03:00 PM  

Post a Comment

<< Home