Friday, October 20, 2006

Adega medieval recuperada em Galafura

Adega é uma das mais antigasUma adega construída em 1575 com dois lagares de xisto foi recuperada em Galafura, Peso da Régua, e é hoje inaugurada, pelas 10 horas, numa cerimónia especial. Trata-se de um conjunto constituído por dois lagares e uma dorna, todos em xisto, considerados únicos na Região Demarcada do Douro, dada a sua volumetria. Tem, ainda,uma prensa de fuso centenária em madeira de castanho, que diz o seu proprietário, Coimbra de Matos, "ter mais de 300 anos".
Os trabalhos efectuados incidiram na recuperação do exterior, consolidação das paredes e a colocação de um telhado novo, tudo com elementos em xisto.
O investimento ronda os 50 mil euros, embora o custo oficial apontasse para os 30 mil euros, valor que teve a comparticipação de mais de 16 mil euros do programa Leader. Coimbra de Matos, produtor-engarrafador do Douro, contou ao JN que "a Adega das Giestas Negras tem a particularidade de ser uma das adegas mais antigas em xisto do país. Tem, também, a particularidade de ter um lagar com uma capacidade de 12 pipas, quando o normal é de quatro a seis pipas e faz parte da Quinta dos Matos ou Costa e esta na posse da família dessa data". As peças foram recolhidas nas várias adegas da região pertencentes à família, nomeadamente em Galafura, Guiães, e na Lixa. A prensa é um dos ex-libris do conjunto memorial vinhateiro " Veio da adega do Muro. tem mais de 300 anos e um cumprimento de cerca de oito metros . O nome da adega - Giestas Negras - , diz respeito a um arbusto (giesta roxa) que acabou por desaparecer, embora tenha existido com abundância. " Estamos a tentar plantar, novamente na região, a giiesta roxa. Plantámos já duas dezenas , mas apenas duas vingaram". disse Coimbra de Matos.
" Noticia, retirada do JN"

0 Comments:

Post a Comment

<< Home