
“…O acesso ao rio em Covelinhas poderia ser por Canelas (por Bujões, Estrada, segue junto ao Castellum da Fonte do Milho, passa em Muro, Biandos e desce ao rio na Sra. da Boa Passagem)ou por Galafura (por Lamas de Bujões, Caminho dos Salgueirinhos. Galafura, Aveleira, Barreiro, Muro, Rib. de Covelinhas. ")…”
Fonte texto: www.viasromanas.planetaclix.pt

Tudo é muito bonito, no entanto há determinadas situações que requerem um pouco mais de atenção por parte das entidades competentes. Em tempos li, algures num jornal, uma notícia forte que me fez doer o peito o titulo não podia ser para mim mais massacrante, “Cemitério Mouro Voltado ao Abandono”, na altura fiz questão de recortar a noticia do tal jornal e guarda-la, no

Caminho?! Esse é outro dos problemas que passam despercebidos pela mente dos nossos governantes, sim um caminho tantas vezes calcorreado por muitos mas a quem ninguém dá a mínima importância e que merece também uma intervenção e quem sabe uma placa de identificação. Afinal não foram só os mouros que andaram por estas paragens, os romanos também por aqui andaram e deixaram as suas marcas, um caminho que ligava Galafura a Covelinhas, muitos não admiram esse pedacinho de Roma que nos foi deixado, passam e não dão importância, o piso e a calçada ainda lá se encontra, triste e abandonada à espera que alguém lhe dê vida de novo.
Fico à espera que se lembrem daquele lugar e que algo seja feito para que não se percam as nossas raízes e que de melhor temos para mostrar a quem nos visita.
Galafura não é só S. Leonardo, não é só Cemitério Mouro, Galafura é muito mais.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home